2022 ADCC World Championships

Gabi contra o mundo: previsões da categoria acima de 60kg do ADCC 2022

Gabi contra o mundo: previsões da categoria acima de 60kg do ADCC 2022

As chaves e as possíveis trajetórias das atletas para chegar à final da divisão comandada por Gabi Garcia.

Sep 7, 2022 by Mariana Viana
Gabi contra o mundo: previsões da categoria acima de 60kg do ADCC 2022

Faltam menos de duas semanas para o ADCC 2022. Todos os 97 atletas foram selecionados para as seis divisões e para uma luta casada histórica. Apesar das definições em relação aos atletas que irão participar, as chaves ainda não foram reveladas. Essa semana analisaremos a lista de cada divisão para tentar entender as prováveis colocações e para tentarmos adivinhar como cada uma dessas chaves deve ser montada.

NOTA: As chaves abaixo são pura especulação da equipe do FloGrappling, e não foram confirmados pelos dirigentes do ADCC.


Gabi Garcia é claramente a número 1 do ranking feminino na categoria acima de 60kg do ADCC 2022. Ela é cinco vezes finalista do ADCC e quatro vezes campeã do evento, o que a torna a mulher mais condecorada da história do evento. Onze anos após a estreia de Gabia Garcia no ADCC, ela fará sua sexta aparição no ADCC. Ela tem mais experiência no evento do que todo o resto de sua divisão acima de 60kg junta.

Carina Santi foi substituída por Elisabeth Clay, o que faz com que Rafaela Guedes seja obviamente a 2 ranqueada da chave, tornando Reusing ou Clay a provável número 3 do ranking. 


É natural esperar que a vencedora da seletiva europeia, Eleftheria Christodolou, e a vencedora da seletiva da Oceania e Ásia, Nikki Lloyd-Griffiths, estejam na parte inferior da chave, pois elas compartilharão essa divisão com as campeãs mundiais. Mas isso deixa as cabeças de chave de três a seis em disputa, pois serão preenchidas com os seguintes atletas:

  • Rafaela Guedes
  • Kendall Reusing
  • Amy Campo
  • Giovanna Jara

Na primeira impressão, esta é a ordem adequada para essas atletas preencherem as vagas restantes. Guedes tem uma vitória por finalização sobre Reusing no WNO. Reusing tem vitória com muitos pontos sobre Amy Campo nas finais da seletiva da costa leste. Campo venceu uma divisão acima de 60kg na seletiva da costa leste de 2022, que quebrou recorde de público. Giovana Jara é uma lutadora incrível, mas a recém graduada faixa marrom tem menos prestígio do que suas adversárias.

Porém, essa chave foge de uma norma do ADCC, pois acabaria colocando Reusing contra Campo em uma revanche das seletivas da primeira rodada da divisão, o que dificilmente será feito pelos organizadores do ADCC. Se for esse o caso, o responsável por elaborar as chaves pode optar por trocar Campo e Jara, espalhando os prováveis desencontros por toda a chave, mas também garantindo um duelo pesado entre Amy Campo e Rafaela Guedes já na primeira luta.

Em qualquer um dos dois casos, Kendall Reusing enfrentaria Gabi Garcia na segunda fase, enquanto Rafaela Guedes e Elisabeth Clay seriam as favoritas para avançar no lado oposto. Amy Campo e Giovanna Jara merecem destaque, pois cada uma tem potencial para chegar à final depois de algumas surpresas. Gabi Garcia é a favorita, mas a atleta que tiver mais vontade e habilidade para derrotar Garcia em um conjunto de regras onde ela domina há uma década, poderá dar um rumo diferente à divisão.