Europeu 2025: Sarah Galvão, Tijolo e mais destaques das faixas coloridas
Europeu 2025: Sarah Galvão, Tijolo e mais destaques das faixas coloridas
Confira os campeões absolutos das faixas azul, roxa e marrom que brilharam em Odivelas, na capital portuguesa de Lisboa

A edição deste ano do Europeu de Jiu-Jitsu da IBJJF continua trazendo muita ação para os fãs de Jiu-Jitsu diretamente de Lisboa, em Portugal. Sediado no Pavilhão Multiusos de Odivelas entre os dias 17 e 25 de janeiro, o torneio chega como o primeiro grande evento da federação em 2025, atraindo atletas de todas as idades e faixas para buscar seu primeiro título expressivo do ano.
Dentre os muitos competidores presentes no campeonato, o destaque fica para os faixas coloridas da categoria adulto, que vem com muita técnica e resiliência para conquistar o ouro no Europeu. É o caso de Sarah Galvão, filha de André e Angélica Galvão que trouxe suas valências para representar a Atos como faixa-marrom na competição. Com o título do peso leve conquistado após três finalizações, Sarah confirmou seu favoritismo também no absoluto, finalizando Agnes McKervey com um armlock, superando Maria Eduarda Torres nas vantagens e vencendo Maria Raniele Lima por 9 a 2 nos pontos.
Outro faixa-marrom da Atos saindo com a vitória no absoluto foi Marlon Tajik. Campeão da divisão de meio-pesados do torneio, Tajik voltou aos tatames e abriu sua campanha no peso aberto com vitória de 16 a 4 sobre Igor Ribeiro, seguido por um justo armlock em Luiz Victor Gregoriano antes de levar o título da divisão por desistência de Natã Tenca na final.

Na faixa-roxa, o atleta da DreamArt Jeferson "Tijolo" Silva mostrou seu Jiu-Jitsu e saiu com o ouro no absoluto. Com quatro duelos na chave, Tijolo começou com uma rápida finalização no pé sobre Erik Benson, em seguida vencendo Rogério Leite por 6 a 2 nos pontos, passando por Sunghu Park na decisão e finalmente conquistando seu lugar no topo do pódio após encaixar um crossface em Marcio Landim.
Ainda na roxa, a húngara Nikolett Kis superou todas as adversárias para ficar com o título do peso aberto. Representando a Sigma Jiu-Jitsu na chave, Nikolett primeiro passou por Lucja Pielaszkiewicz nas oitavas e superou Barbara Pinheiro nas vantagens durante as quartas antes finalizar Eliza Nascimento nas semifinal e Isadora Pereira na final, ambas com ataques no pescoço.
No absoluto masculino da faixa-azul, o campeão meio-pesado Maycon Nascimento trouxe outra vitória para a ZR Team Association, passando por Kellyson Lima, Rodrigo Dantas e Gabriel Macedo antes de superar Renan Martins na finalíssima. No feminino, a medalhista de ouro do peso leve India Risby, da equipe Secret Kumite in the Woods, saiu com o título no peso aberto ao derrotar Agatha Nigro, Mathilde Moreau e Zoe Kerr na chave.
Com as disputas de faixa colorida adulto concluídas, o torneio se prepara para receber a aguardada categoria de faixa-preta adulto nesta sexta-feira, dia 24 de janeiro. Faça já sua assinatura na FloGrappling e acompanhe ao vivo todas as áreas de luta do Europeu de Jiu-Jitsu 2025.
Assista Jiu-Jitsu na FloGrappling
A FloGrappling é a melhor plataforma para assistir aos melhores eventos de Jiu-Jitsu do mundo e obter as informações mais relevantes do esporte. Confira na FloGrappling eventos com exclusividade como:
Siga a FloGrappling Nas Redes Sociais
- Siga no Twitter / X @flograppling.
- Siga no Instagram @flograppling.
- Veja os melhores lances no YouTube.
- Curta no Facebook.