2024 World Jiu-Jitsu IBJJF Championship

Casos de doping colocam marroquino como novo campeão mundial da IBJJF

Casos de doping colocam marroquino como novo campeão mundial da IBJJF

Com Yatan Bueno e Pedro "Bombom" fora, Seif-Eddine Houmine conquista título dos pesadíssimos e entra para a história

Oct 8, 2024 by Carlos Arthur Jr.
Casos de doping colocam marroquino como novo campeão mundial da IBJJF

Após Adam Wardzinski fazer história neste ano de 2024 como primeiro polonês a se tornar campeão no Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF na categoria de faixa-preta adulto, título de maior prestígio no esporte, chegou a vez de um marroquino repetir o feito. Seif-Eddine Houmine, atleta do Marrocos radicado na França, foi o primeiro competidor de ambas as nacionalidades a alcançar a honraria maior dentro da organização.

Mesmo perdendo em sua semifinal contra o brasileiro Yatan Bueno por desclassificação após punições consecutivas, Seif-Eddine ficou com o título dos pesadíssimos após os casos de doping de Yatan Bueno, que teve sua suspensão de três anos anunciada no dia 10 de setembro por uso de nandrolona e outras 19 substâncias ilegais, e de Pedro Alex "Bombom", segundo colocado na categoria que foi suspenso por um ano dos torneios da IBJJF no dia 26 de setembro ao testar positivo para metabólitos de clomifeno.

Natural da cidade de Oujda, no Marrocos, Seif-Eddine treina na Z-Team BJJ mas representa a GFTeam International em competições. Com suas dimensões intimidadoras, o grandalhão marroquino contabilizou outras conquistas na IBJJF além do título no Mundial de Jiu-Jitsu, com destaque para as medalhas de prata e bronze conquistadas no Europeu ao longo dos anos, além de múltiplos ouros nos opens da federação. Em suas redes sociais, Seif-Eddine agradeceu a IBJJF e afirmou estar orgulhoso de ser o primeiro faixa-preta do Marrocos a se tornar um campeão mundial na categoria dos adultos.

O faixa-preta masculino tem poucas nacionalidades representadas no topo do pódio do Mundial. Além da Polônia e Marrocos neste ano, o torneio conta com uma maioria esmagadora de campeões brasileiros desde sua concepção, com os Estados Unidos sendo a segunda nação com maior número de títulos no evento. Apesar disso, Seif-Eddine é o segundo africano a ficar com ouro no Mundial, com o primeiro sendo João Roque, Angolano radicado no Brasil que foi campeão dos plumas na segunda edição do torneio, em 1997.


Assista Jiu-Jitsu na FloGrappling

A FloGrappling é a melhor plataforma para assistir aos melhores eventos de Jiu-Jitsu do mundo e obter as informações mais relevantes do esporte. Confira na FloGrappling eventos com exclusividade como: 

Siga a FloGrappling Nas Redes Sociais