Conteudo em Português | Artigos, Vídeos e Mais

Futebol e Jiu-Jitsu: BJJ Clubes realiza sua primeira edição no RJ

Futebol e Jiu-Jitsu: BJJ Clubes realiza sua primeira edição no RJ

Evento trouxe duelos entre nomes conhecidos do esporte representando clubes de futebol com muitas finalizações

Sep 24, 2024 by Carlos Arthur Jr.
Futebol e Jiu-Jitsu: BJJ Clubes realiza sua primeira edição no RJ

O Brasil, terra do futebol e também do Jiu-Jitsu criado por Carlos e Helio Gracie, viu seus dois esportes mais amados caminharem juntos mais uma vez. No último domingo, dia 22 de setembro, o BJJ Clubes estreou com a proposta de trazer os times do campo para dentro do tatame, visando criar uma espécie de "Brasileirão" do Jiu-Jitsu.

Há quem lembre que no final da década de 90, atletas ilustres da Nova União como Vitor Shaolin e Robinho Moura usaram com orgulho o kimono do Vasco da Gama, time de futebol carioca que na época patrocinava outros esportes sem bola. Dedé Pederneiras, líder da Nova União e organizador de eventos, manteve a ideia de unir futebol e Jiu-Jitsu guardada por longos anos, até criar e estrear o BJJ Clubes na Upper Arena, no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Valendo 150 mil reais na finalíssima do evento, que ocorre em dezembro, quatro dos oito clubes do torneio entraram em "campo" para buscar a chance de avançar para a próxima etapa.

Na sua primeira edição, os times de sete atletas do Botafogo, Camboriú, Fortaleza e Ferroviária se enfrentaram para definir os dois primeiros semifinalistas do torneio. Um atleta de cada time, representando as divisões de 60kg, 70kg, 80kg, 90kg e +90kg no masculino, e 65kg e +65kg no feminino, entrou no tatame suspenso para disputar os pontos de times no confronto direto, nas regras de vantagens e punições similares ao regulamento da AJP, que se somam direto no placar. Os clubes, por sua vez, puderam contratar competidores de diferentes equipes e cidades do Brasil, na intenção de montar o plantel mais competitivo possível dentro das regras do torneio.

Único clube representando a cidade do Rio de Janeiro, o Botafogo veio com um time recheado de nomes conhecidos para encarar a equipe da Associação Ferroviária de Esportes, de São Paulo. Com cinco a zero marcado no placar de confrontos diretos de forma consecutiva, nas vitórias de Welerson Gonçalves, Vitória Vieira, Diego Sodré, Victor Marques e Pedro Machado, o time do Botafogo garantiu diretamente a sua vaga na semifinal. Os dois últimos combates foram vencidos pelos atletas da Ferroviária: a campeã mundial Tamiris Silva venceu Giovanna Carneiro, e Wilson Bueno saiu com a vitória após empatar o duelo contra Pedro Lucas por 1 a 1, com os árbitros confirmando o resultado no replay. Ao pontuar por último, Wilson ficou com a vitória, e Pedro contestou a decisão ainda no tatame, retirando-se antes da conclusão do anúncio do vencedor. Após o evento, a organização suspendeu Pedro Lucas até o fim da temporada por conta do comportamento do atleta, conforme o comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira, dia 23 de setembro.

Antes, na primeira disputa entre clubes da noite, o Camboriú lutou de forma acirrada pela  primeira vaga da semifinal contra o time do Fortaleza, com placar de 3 a 3 nos confrontos diretos e deixando para o último duelo a definição do vencedor. No tatame, Harryson Pereira, do Camboriú, saiu com a vitória ao bater Wesley Felix, raspando no fim da luta para empatar em 4 a 4 e garantir a vitória para o seu clube. Com isso, os semifinalistas do lado esquerdo da chave são Botafogo e Camboriú, enquanto do outro lado da tabela, os times do Corinthians, Cruzeiro, Goianiense e Sobradinho ainda se enfrentarão este ano. Confira abaixo os resultados da primeira edição do BJJ Clubes.


BJJ Clubes - 1ª Rodada

Upper Arena, Rio de Janeiro

22 de setembro de 2024


CAMBORIU (4) vs (3) FORTALEZA


60kg - Davi Carlos (FOR) finalizou Bernardo Mastragelo (CAM) no leglock


65kg - Victoria Ulrich (CAM) finalizou Beatriz Martins (FOR) no loop choke


70kg - Jaison Silva (CAM) finalizou Rodrigo Sousa (FOR) no estrangulamento de gola


80kg - João Paulo (FOR) finalizou Rafael Souza (CAM) no estrangulamento pelas costas


90kg - Mauricio Junior (FOR) venceu Claudio Maioni (CAM) por 5 a 5 nos pontos


+65kg - Cleidi Passos (CAM) venceu Alice Victoria (FOR)por 2 a 1 nos pontos


+90kg - Harryson Pereira (CAM) venceu Wesley Felix (FOR) por 4-4 nos pontos


BOTAFOGO (5) vs (2) FERROVIÁRIA


60kg - Welerson Gonçales (BOT) venceu Gabriel Souza (FER) por 3-1 nos pontos


65kg - Vitoria Vieira (BOT) finalizou Thamyres Tavares(FER)  no armlock


70kg - Diego Sodré (BOT) finalizou Matheus Onda (FER) no estrangulamento pelas costas


80kg - Victor Marques (BOT) venceu Guilherme Alves (FER) por 4-1 nos pontos


90kg - Pedro Machado (BOT) venceu Hygor Brito (FER) por 1-0 nos pontos


+65kg - Tamiris Silva (FER) venceu Giovanna Carneiro (BOT) por 3-3 nos pontos


+90kg - Wilson Bueno (FER) venceu Pedro Lucas (BOT) por 1-1 nos pontos