2024 ADCC World Championships Presented by FloGrappling

ADCC 2024: Confira os resultados de todas as finais

ADCC 2024: Confira os resultados de todas as finais

Acompanhe os melhores lances e os principais resultados do ADCC 2024, diretamente do T-Mobile Arena, em Las Vegas

Aug 17, 2024 by Daniel Silva
ADCC 2024: Confira os resultados de todas as finais

O maior torneio de grappling do mundo finalmente está de volta. Neste fim de semana, dias 17 e 18 de agosto, o ADCC World Championship 2024 faz seu retorno à famosa cidade de Las Vegas, em Nevada, trazendo os principais nomes do esporte para mostrar suas habilidades no T-Mobile Arena.

O evento conta com oito divisões de peso, sendo cinco no masculino e três no feminino, além de divisões do absoluto para ambos. O Mundial do ADCC 2024 traz também duas superlutas, Gordon Ryan encarando Felipe Preguiça no primeiro dia e Yuri Simões no segundo e último dia da competição.

Confira os principais lances e os resultados dos duelos mais aguardados nas linhas abaixo. Para ficar de olho nas áreas de luta e acompanhar a ação ao vivo, clique no link abaixo para acompanhar a transmissão da FloGrappling.


Assista ao ADCC 2024 Ao Vivo Na FloGrappling


Resultados (Última atualização: 12:00 am)


SUPERLUTA: Gordon Ryan vs Yuri Simões

Em sua segunda superluta deste fim de semana, Gordon Ryan derrotou mais um adversário para manter seu reinado no ADCC. Após quedar Yuri Simões no ínicio do duelo, o americano mostrou um jogo similar ao que apresentou em seu duelo contra Felipe Preguiça no sábado, fazendo pressão esmagadora para rapidamente invadir as defesas de seu oponente. Após esgrimar ambas as mãos, Gordon neutralizou completamente a movimentação de Yuri e passou montando para fazer os primeiros três pontos. Com Yuri tentando repor a meia guarda para se defender, Gordon voltou a passar montando três vezes seguidas e avançou para as costas, colocando e tirando os ganchos para somar pontos enquanto tentava uma finalização no braço. Yuri conseguiu escapar do ataque, mas logo se viu de volta sob a pressão de Gordon, após o americano usar uma guilhotina para subir e atacar novamente no braço. Nos momentos finais, Yuri tentou ataques decisivos no braço e na perna, mas a vitória do Rei era iminente e Gordon conquistou mais um título no ADCC, somando sete ao todo em sua carreira e se tornando o atleta com maior número de ouros na organização.

Gordon Ryan venceu Yuri Simões por 21 a 0 nos pontos



ABSOLUTO


FINAL MASCULINO: Kaynan Duarte vs Roberto Cyborg


Após conquistar a divisão até 99kg, Kaynan Duarte voltou para o campo de batalha e conquistou o sonhado título absoluto do ADCC. Após superar Roberto Cyborg na semifinal da categoria de peso, Kaynan voltou a esbarrar com o líder da Fight Sports na finalíssima do peso aberto, usando sua pressão e volume técnico para garantir o mesmo resultado na revanche. Após disputa de pegadas em pé, Cyborg mergulhou em um double-leg mas a guilhotina do faixa-preta da Atos voltou a encontrar o pescoço do veterano, com Kaynan arrochando sem dó e rapidamente para se tornar tetracampeão no ADCC.

Kaynan Duarte finalizou Roberto Cyborg na guilhotina


FINAL FEMININO: Adele Fornarino vs Bia Mesquita


Estreante no ADCC, Adele Fornarino conquista não só sua divisão de peso mas também o absoluto na edição de 2024. A final de peso aberto começou com Bia levando a australiana para o chão, mas Adele se mostrou muito ativa da guarda, evitando as tentativas de avanço da brasileira. Com Bia contabilizando duas punições por falta de combatividade, Adele atacou no armlock e variou para o triângulo, mas manteve a pressão no braço, efetivamente prendendo a brasileira até o fim do tempo regulamentar e se consagrando como a primeira campeã de peso e absoluto feminino do ADCC desde 2007.

Adele Fornarino venceu Bia Mesquita por 0 a 2 nas punições após 0 a 0 nos pontos


MASCULINO


Bronze: Dante Leon venceu Giancarlo Bodoni na decisão dos árbitros


Roberto Cyborg venceu Giancarlo Bodoni por 3 a 0 nos pontos


Kaynan Duarte venceu Dante Leon por 2 a 0 nos pontos


Roberto Cyborg venceu Izaak Michell por 2 a 0 nos pontos


Giancarlo Bodoni finalizou Vagner Rocha no estrangulamento pelas costas


Dante Leon finalizou Mica Galvão na chave de pé reta


Kaynan Duarte finalizou Declan Moody na guilhotina


Izaak Michell venceu Ryan Aitken por 7 a 0 nos pontos


Roberto Cyborg venceu Luiz Paulo por 6 a 0 nos pontos


Vagner Rocha venceu Fabricio Andrey na decisão dos árbitros


Giancarlo Bodoni venceu Davi Ramos por 9 a 0


Dante Leon venceu Michael Perez na decisão dos árbitros


Mica Galvao finalizou Elder Cruz no mata leão


Kaynan Duarte finalizou Diego Pato no estrangulamento pelas costas


Declan Moody finalizou Diogo Reis no estrangulamento pelas costas


FEMININO


Bronze: Amy Campo venceu Rafaela Guedes na desistência (lesão)


Bia Mesquita venceu Amy Campo por 2 a 0 nos pontos


Adele Fornarino finalizou Rafaela Guedes na chave de joelho


Amy Campo venceu Amanda Leve por 2 a 0 nos pontos


Bia Mesquita finalizou Kendall Reusing no crossface


Rafaela Guedes venceu Bianca Basílio por 6 a 0 nos pontos


Adele Fornarino finalizou Brianna Ste-Marie no armlock



FINAIS DE PESO


MASCULINO


-66kg: Diogo Reis vs Diego Pato


Uma defesa de título muito bem sucedida para Diogo "Baby Shark" Reis no ADCC 2024. Encarando o sempre perigoso Diego Pato na final da divisão até 66kg, Diogo se mostrou muito calmo enquanto Pato soltava uma barragem de ataques no pé de dentro da sua guarda. Com os ataques sem sucesso e dois pontos negativos por puxar para a guarda, Pato apertou o passo em sua busca pelo ouro, mas Diogo chegou com muita pressão na guarda aberta, colou o corpo no adversário e conseguiu abraçar Pato no katagatame, arrochando para sair com a vitória em Las Vegas.

Diogo Reis finalizou Diego Pato no katagatame


-77kg: Mica Galvão vs Vagner Rocha


É oficial: O sonho do Super Grand Slam se tornou realidade para o manauara Mica Galvão. Na final de 77kg, Mica encarou o veterano Vagner Rocha, que entrou muito agressivo na busca pelo ouro e fez escapadas milagrosas das tentativas de estrangulamento de Mica. Ainda assim, Mica manteve sua atuação impecável até os últimos minutos do duelo, quando pegou o calcanhar de Vagner para derrubar, pegou as costas e fez pressão para finalizar com um belíssimo estrangulamento. Ao fim do confronto, Mica recebeu muito carinho de todos os presentes, ovacionado pela plateia do T-Mobile Arena enquanto ambas as equipes o parabenizavam por sua conquista.

Mica Galvão finalizou Vagner Rocha no estrangulamento pelas costas

 

-88kg: Giancarlo Bodoni vs Jay Rodriguez


Representando a New Wave, Giancarlo Bodoni fechou sua campanha no ADCC 2024 com seu segundo ouro consecutivo na organização. O duelo foi extremamente explosivo, com Jay Rodriguez conseguindo algumas quedas e chegando até a montar brevemente, mas Bodoni se manteve calmo e usou sua traiçoeira guarda para rechaçar os ataques e virar o jogo a seu favor. Na segunda metade do duelo, Jay tentou derrubar mas Bodoni ficou de quatro apoios, escorregou para as costas e colocou os dois ganchos duas vezes para ficar com seis a zero no placar. Para não deixar qualquer espaço para dúvidas, Bodoni fez pressão por cima e montou para fechar o placar em oito a zero.

Giancarlo Bodoni venceu Jay Rodriguez por 8 a 0 nos pontos


-99kg: Kaynan Duarte vs Rafael Lovato Jr


Kaynan Duarte conquistou seu terceiro título consecutivo no ADCC. Encarando o veteraníssimo Rafael Lovato Jr na final da divisão até 99kg, Kaynan começou com uma tentativa de queda rechaçada pelo americano antes de conseguir levar a luta para o chão com um double-leg. Lovato usou a meia para se defender,   mas Kaynan fez muita pressão por cima, passou a guarda e conseguiu posicionar o joelho na barriga de Lovato alguns segundos após o início da contagem de pontos. Com dois pontos sobre o americano, Kaynan se viu afastado, mas usou o double under para passar, montar e foi direto para as costas, arrochando um estrangulamento para alcançar o tricampeonato na organização.

Kaynan Duarte finalizou Rafael Lovato Jr no estrangulamento pelas costas


+99kg: Felipe Preguiça vs Luke Griffith


Ouro para Felipe Preguiça na divisão acima de 99kg do ADCC 2024. Em duelo contra o finalizador Luke Griffith, o representante da Gracie Barra mostrou sangue frio e experiência ao rechaçar os ataques do sul-africano com sua meia guarda e depois ao evitar uma situação de muito perigo com Luke em suas costas. Na sequência, Felipe escapou de um katagatame e levantou para quedar Luke com um double-leg, rapidamente escorregando para as costas e estrangulando o atleta da New Wave para se consolidar como campeão da categoria.

Felipe Preguiça finalizou Luke Griffith no estrangulamento pelas costas


FEMININO


-55kg: Adele Fornarino vs Bianca Basílio


A final da divisão até 55kg pegou todo mundo de surpresa. Encarando a campeã do ADCC 2019 Bianca Basílio, Adele Fornarino encaixou uma finalização-relâmpago e fez história na organização ao se tornar a primeira atleta australiana ao alcançar o ouro no maior torneio de grappling do mundo. Após ser quedada pela brasileira, Adele rapidamente fechou a guarda, com Bianca levantando para conseguir abrir e voltar ao ataque. No entanto, Adele se mostrou uma verdadeira especialista quando ela, ainda pendurada em Bianca, ela abriu a guarda e encaixou um armlock incrívelmente veloz para levar o título nos primeiros segundos do combate. 

Adele Fornarino finalizou Bianca Basílio no armlock


-65kg: Ana Carolina Vieira vs Helena Crevar


A divisão até 65kg tem uma campeã e seu nome é Ana Carolina Vieira. Encarando a talentosa Helena Crevar na final da categoria, Ana mostrou muito volume técnico ao evitar as tentativas da americana de se embolar nas pernas e manteve pressão quase constante na guarda da atleta da New Wave. Ana se manteve dominante durante o tempo regulamentar, mas a pontuação da vitória chegou na primeira etapa da prorrogação, quando Ana evitou uma queda, abraçou no katagatame e passou direto para a montada, contabilizando cinco a zero no placar para conquistar o título e ir muito emocionada para comemorar com sua esposa e campeã do ADCC 2009 Luanna Alzuguir.

Ana Carolina Vieira venceu Helena Crevar por 5 a 0 nos pontos


+65kg: Rafaela Guedes vs Nathiely de Jesus


Um clássico duelo entre guardeira e passadora na final da divisão acima de 65kg. Com Rafaela Guedes fazendo muita pressão por cima e Nathiely de Jesus se mostrando muito estratégica com uma guarda impenetrável, A final  foi muito equilibrada do início ao fim, mas a atleta da Atos conseguiu quebrar o empate na marca dos dois minutos batendo na lateral com perigo, emborcando a adversária e convencendo os árbitros, que concederam os dois pontos da vitória pela movimentação.

Rafaela Guedes venceu Nathiely de Jesus por 2 a 0 nos pontos

 


DIVISÕES DE PESO


MASCULINO


-66kg


Bronze: Josh Cisneros venceu Owen Jones na desistência


Diogo Reis venceu Josh Cisneros por 2 a 0 nos pontos


Diego Pato finalizou Owen Jones na chave de pé


-77kg


Bronze: PJ Barch finalizou Elijah Dorsey no heel hook


Vagner Rocha venceu Elijah Dorsey na decisão dos árbitros


Mica Galvao venceu PJ Barch na decisão dos árbitros


-88kg


Bronze: Felipe Laranjinha venceu Chris Wocjik por 3 a 0 nos pontos


Giancarlo Bodoni venceu Felipe Laranjinha por 3 a 0 nos pontos


Jay Rodriguez venceu Chris Wocjik na decisão dos árbitros


-99kg


Bronze: Roberto Cyborg venceu Michael Pixley por 8 a 0 nos pontos


Rafael Lovato Jr vence Michael Pixley na decisão dos árbitros


Kaynan Duarte finalizou Roberto Cyborg na guilhotina


+99kg


Bronze: Daniel Manasoiu finalizou Josh Saunders no heel hook


Felipe Pena venceu Josh Saunders por 2 a 0 nos pontos


Luke Griffith finalizou Daniel Manasoiu no katagatame


FEMININO


-55kg


Bronze: Jasmine Rocha venceu Ana Rodrigues na desistência


Bianca Basilio venceu Ana Rodrigues na decisão dos árbitros


Adele Fornarino finalizou Jasmine Rocha no armlock


-65kg


Bronze: Bia Mesquita venceu Brianna Ste-Marie na decisão dos árbitros


Ana Carolina Vieira venceu Bia Mesquita na decisão dos árbitros


Helena Crevar venceu Brianna Ste-Marie por 3 a 0 nos pontos


+65kg


Bronze: Kendall Reusing venceu Amy Campo por 2 a 0 nos pontos


Nathiely de Jesus venceu Amy Campo por 2 a 0 nos pontos


Rafaela Guedes finalizou Kendall Reusing na guilhotina



Resultados de sábado (17/08)


SUPERLUTA: Gordon Ryan vs Felipe Preguiça


O Rei ataca novamente! Em sua primeira superluta do ADCC 2024, Gordon Ryan superou seu rival Felipe Preguiça no T-Mobile Arena em duelo que se iniciou com ambos os combatentes muito agressivos, com Preguiça fazendo a primeira tentativa de queda e o americano calmamente rechaçando e iniciando um duelo de pegadas em pé. Gordon eventualmente entrou com um single e Felipe aceitou a movimentação para prender seu rival na meia-guarda, com Gordon posicionando o quadril na diagonal para manter a pressão alta enquanto o brasileiro dominava a perna em uma chave de panturrilha para tentar a raspagem. O combate continuou nesse ritmo durante todo o tempo regulamentar, mas a movimentação decisiva veio na primeira etapa da prorrogação. Preguiça mergulhou e rapidamente levou Gordon ao solo com um double-leg, mas Gordon levantou de forma igualmente ágil, fez um giro para sair por cima na meia de Preguiça e contabilizou dois valiosos pontos por uma contra-queda. Com Gordon novamente preso na chave de panturrilha de Preguiça, o brasileiro tentou achar uma forma de empatar, mas a pressão do rei foi demais para Preguiça e o placar se encerrou em vitória para Gordon Ryan, que conquistou um empate em sua rivalidade de longa-data com Preguiça e chegará embalado por essa vitória para seu confronto com Yuri Simões no segundo dia do ADCC 2024.


Gordon Ryan venceu Felipe Preguiça por 2 a 0 nos pontos


DIVISÕES DE PESO


MASCULINO


-66kg


Diego Pato finalizou Ethan Crenlisten na chave de joelho


Josh Cisneros venceu Kennedy Maciel por 0 a 1 nas punições após 0 a 0 nos pontos


Diogo Reis venceu Fabricio Andrey na decisão dos árbitros


Owen Jones finalizou Gairbeg Ibragimov na chave de calcanhar


Ethan Crelinsten venceu Ethan Thomas por 3 a 0 nos pontos


Diego pato venceu Ash Williams por 3 a 0 nos pontos


Gairbeg Ibragimov venceu Dorian Olivarez por 3 a 0 nos pontos


Owen Jones finalizou Gabriel Sousa no armlock


Josh Cisneros venceu Kauã Gabriel na decisão dos árbitros


Fabricio Andrey venceu Deandre Corbe por 3 a 0 nos pontos


Kennedy Maciel venceu Keith Krikorian por 3 a 0 nos pontos


Diogo Reis finalizou Huaiqing Xu no triângulo de mão


-77kg


Vagner Rocha venceu Jonnatas Gracie por 2 a 0 nos pontos


Elijah Dorsey venceu JT Torres por 4  a 0 nos pontos


PJ Barch venceu Mateusz Szczecinski por 2 a 0 nos pontos


Mica Galvão venceu Oliver Taza por 8 a 0 nos pontos


Elijah Dorsey venceu Dante Leon por 2 a 0 nos pontos


JT Torres finalizou Alexandre Robinho na guilhotina


Jonnatas Gracie venceu Max Hanson por 9 a 0 nos pontos


Vagner Rocha venceu Jeremy Skinner por 3 a 0 nos pontos


Mateusz Szczecinski finalizou Garry Tonon na chave de cotovelo


PJ Barch venceu Fabio Caloi por 3 a 0 nos pontos


Mica Galvao finalizou Luiz Paulo no estrangulamento pelas costas


Oliver Taza finalizou Davi Ramos na chave de joelho


-88kg


Chris Wojcik venceu Charles Negromonte na decisão dos árbitros


Jay Rodriguez venceu Ryan Aitken por 6 a 0 nos pontos


Felipe Laranjinha venceu Elder Cruz por 2 a 0 nos pontos


Giancarlo Bodoni venceu Gabriel Almeida por 8 a 0 nos pontos


Charles Negromonte finalizou Izaak Michell na chave de joelho reta


Jay Rodriguez finalizou Achilles Rocha no estrangulamento pelas costas


Chris Wojcik finalizou Josh Hinger no inside heel hook


Felipe Laranjinha finalizou Jacob Couch no mata leão


Elder Cruz venceu Taylor Pearman na decisão dos árbitros


Ryan Aitken finalizou Pedro Marinho no heel hook


Gabriel Almeida venceu Santeri Lilius por 6 a 0 nos pontos


Giancarlo Bodoni finalizou Andre Porfirio no crossface


-99kg


Roberto Cyborg venceu Javier Zaruski por 2 a 0 nos pontos


Rafael Lovato Jr finalizou Patrick Gaudio na guilhotina


Kaynan Duarte finalizou Declan Moody na guilhotina


Michael Pixley finalizou Nicholas Meregali no triângulo de mão


Javier Zaruski finalizou Henrique Ceconi no mata leão


Rafael Lovato Jr venceu Eli Braz por 3 a 0 nos pontos


Michael Pixley finalizou Vinicius Trator no anaconda choke


Patrick Gaudio venceu Alex Grandy por 3 a 0 nos pontos


Nicholas Meregali finalizou Marcin Maciulewicz na kimura


Kaynan Duarte finalizou Daniel Schardt na chave de braço invertida


Declan Moody venceu Paul Ardila por 0 a 1 nas punições após 0 a 0 nos pontos


Roberto Cyborg venceu Daishi Goto por 5 a 0 nos pontos


+99kg


Daniel Manasoiu finalizou Haisam Rida no smother choke


Luke Griffith finalizou Roosevelt Sousa no estrangulamento pelas costas


Josh Saunders finalizou Damon Ramos no mata leão


Felipe Preguiça finalizou Josh Hansen no estrangulamento pelas costas


Haisam Rida venceu Victor Honório na decisão dos árbitros


Daniel Manasoiu venceu Mark MacQueen por 6 a 0 nos pontos


Roosevelt Sousa venceu Vince Pezzuto por 6 a 0 nos pontos


Josh Saunders venceu Mike Perez por 3 a 0 nos pontos


Luke Griffith finalizou Mansur Makhmakhov no estrangulamento pelas costas


John Hansen venceu Heikki Jussila na decisão dos árbitros


Damon Ramos venceu Vinny Magalhães por 0 a 2 nas punições após 0 a 0 nos pontos


Felipe Preguiça finalizou Brandon Reed no armlock


FEMININO


-55kg


Adele Fornarino venceu Mayssa Bastos na decisão dos árbitros


Ana Rodrigues venceu Alex Enriquez na decisão dos árbitros


Jasmine Rocha venceu Margot Ciccarelli por 3 a 0 nos pontos


Bianca Basílio venceu Brenda Larissa por 3 a 0 nos pontos


-65kg


Brianna Ste-Marie venceu Morgan Black na decisão dos árbitros


Ana Carolina Vieira venceu Amanda Leve na decisão dos árbitros


Helena Crevar finalizou Aurelie La Vern no heel hook


Bia Mesquita finalizou Sula Mae-Loewenthal no estrangulamento pelas costas


+65kg


Nathiely de Jesus venceu Elizabeth Mitrovic por 2 a 0 nos pontos


Kendall Reusing finalizou Maria Ruffatto no mata leão


Rafaela Guedes venceu Nia Blackman por 2 a 0 nos pontos


Amy Campo finalizou Nikki-Lloyd Griffiths no triângulo de mão