2024 ADCC World Championships Presented by FloGrappling

Yuri Simões sobre luta com Gordon no ADCC 2024: 'Ser o azarão me motiva'

Yuri Simões sobre luta com Gordon no ADCC 2024: 'Ser o azarão me motiva'

Tricampeão do ADCC, Yuri encara a super luta de domingo contra Gordon Ryan e ressalta a vantagem de poder focar em um só adversário

Aug 10, 2024 by Carlos Arthur Jr.
Yuri Simões sobre luta com Gordon no ADCC 2024: 'Ser o azarão me motiva'

A próxima edição do ADCC World Championship, agendada para os dias 17 e 18 de agosto em Las Vegas, traz uma série de atrações para os fãs que estarão presentes no T-Mobile Arena e os assinantes da FloGrappling em todo mundo. Com oito categorias de peso e dois absolutos, entre masculino e feminino, teremos também duas superlutas neste ano. Yuri Simões, atual campeão absoluto do evento, terá pela frente Gordon Ryan.

Tricampeão do ADCC em três divisões diferentes (-88kg em 2015, -99 em 2017 e Absoluto em 2022), Yuri chega no evento principal determinado a vencer o imparável Gordon Ryan, americano com extensa invencibilidade sem kimono. Para Yuri, entrar como azarão, o "underdog" na luta contra Gordon apenas o motiva a chegar nos tatames do ADCC e mais uma vez chocar o mundo do grappling.

"Ser o underdog sempre me motivou e não o contrário. Tenho três títulos no ADCC e ainda sou o azarão, nunca fui favorito em nenhum dos anos que venci. O que vale mesmo é chegar lá e ganhar, não o que vai sair nas mídias e nas redes sociais."


Confira nas linhas abaixo a entrevista completa com o campeão Yuri Simões e não perca o ADCC 2024, ao vivo e exclusivo na FloGrappling.


FLOGRAPPLING: Difícil falar de ansiedade quando o personagem é você, com três títulos em três divisões diferentes do ADCC. Ainda assim, chegar para lutar o evento com o destaque de ser a luta principal do último dia, na superluta, traz uma sensação diferente?

YURI SIMÕES: Sempre rola uma ansiedade quando você está lutando por algo que vale muito a pena. Esse sentimento fica menor quando não é algo tão importante, mas aquela ansiedade de querer ganhar sempre chega conforme a competição vai se aproximando, especialmente quando essa competição é o ADCC.  Acho que é uma coisa natural e até saudável, porque senão a adrenalina vem toda de uma vez só antes da luta e não é legal.

Sabemos das suas habilidades nas quedas e no jogo por cima, mas e para essa superluta? O que você treinou de diferente e pretende trazer para a sua disputa no domingo?

Sempre treinei de tudo quando vou lutar no ADCC porque é o maior evento de grappling do mundo e traz atletas com estilos de luta diferentes. Treinei wrestling, mas eu venho do Jiu-Jitsu de kimono e acredito em treinar sempre o meu Jiu-Jitsu em primeiro lugar. A maior diferença dessa vez é que eu tive a oportunidade de treinar para encarar um atleta específico ao invés de me preparar para uma chave inteira, então eu pude focar toda a dedicação que eu tive ao lutar os outros ADCCs em um só oponente, que é o Gordon Ryan. Mas ainda assim, eu continuo treinando de tudo. 

Difícil fazer uma comparação entre você e o Gordon, dois atletas de alto nível com estilos totalmente diferentes. Qual a sua principal qualidade técnica para bater um atleta que não perde há tanto tempo? Qual vai ser o seu trunfo para a luta?

Não posso dar detalhes sobre a minha estratégia ou sobre as vantagens que eu tenho sobre o Gordon, mas posso dizer que eu sei bem quais são essas vantagens e que treinei muito para melhorar ainda mais os meus pontos fortes técnicos. Sei quais são os meus talentos, afinal de contas não tem como ser campeão múltiplas vezes no ADCC e no Mundial sem kimono com uma técnica limitada.

Diferente de outros atletas que chegaram ao mesmo patamar que você no ADCC, o Yuri adota um estilo mais discreto, sem trash-talk ou promoção nas redes sociais. Você acha que isso se torna vantajoso para você, se expor menos e trazer mais surpresas no tatame?

Entendo como marketing e estar ativo nas redes sociais é importante hoje em dia, mas eu não penso muito nisso. Sei que é algo que preciso melhorar, mas escolhi dedicar meu tempo e energia para a minha preparação ao invés de promover a luta, até porque ter um ótimo desempenho e ganhar sempre serão pontos mais importantes. Não quero dividir o meu tempo com outras coisas, quero focar tudo que eu tenho para sair de lá campeão.

Em todos os seus títulos no ADCC você chegou sem ser apontado como favorito. Como você reage a isso?

Tenho três títulos no ADCC e ainda assim sou considerado o "underdog", o cara com menos chances de ganhar nos olhos do povo, mas isso não faz diferença para mim. Eu não era o favorito no meu primeiro ADCC, em 2015, mas ainda assim cheguei lá e ganhei do campeão. No meu segundo ADCC, voltando de cirurgia e em uma categoria mais pesada do que a minha, eu não fui considerado favorito, mas ainda assim ganhei e fui campeão em 2017. Em 2022, acho que meu nome nem foi cogitado como um dos favoritos no absoluto, mas eu fui lá e ganhei de novo. Acho que ser o underdog sempre foi uma coisa que me motivou e não ao contrário. Não me importo muito com o que as pessoas acham, sei do meu potencial assim como meu time e minha família também sabem, e isso é mais do que o suficiente para mim. O que vale mesmo é chegar lá e ganhar, não o que vai sair nas mídias e nas redes sociais.

Assista Jiu-Jitsu na FloGrappling

A FloGrappling é a melhor plataforma para assistir aos melhores eventos de Jiu-Jitsu do mundo e obter as informações mais relevantes do esporte. Confira na FloGrappling eventos com exclusividade como: 

Siga a FloGrappling Nas Redes Sociais