2024 ADCC World Championships

Juliana Borges e Hannette Staack: As primeiras campeãs absolutas do ADCC

Juliana Borges e Hannette Staack: As primeiras campeãs absolutas do ADCC

Peso aberto feminino volta à organização no torneio de 2024, após hiato de 17 anos, nos dias 17 e 18 de agosto

Jul 9, 2024 by Carlos Arthur Jr.
Juliana Borges e Hannette Staack: As primeiras campeãs absolutas do ADCC

Marcado para chegar ao T-Mobile Arena em Las Vegas entre os dias 17 e 18 de agosto, o ADCC 2024 promete mais um torneio memorável para os fãs do grappling. Com a comunidade do Jiu-Jitsu já em contagem regressiva para o evento, vale lembrar as principais mudanças que chegarão no feminino. Além da nova divisão até 55kg, se juntando as clássicas até 65kg e acima de 65kg, o ADCC anunciou o retorno do absoluto feminino em 2024. A última vez que o evento contou com disputas no peso aberto foi em 2007, há 17 anos.


O absoluto é um dos maiores desafios em qualquer torneio que o implemente, especialmente no ADCC, onde agressividade e dominância são os principais critérios de avaliação. O absoluto não só gerou alguns dos duelos mais memoráveis da história da organização, como Marcelinho Garcia vs Ricco Rodriguez e Mark Kerr vs Leozinho Vieira, como também garante a seus campeões uma vaga na super luta do evento principal subsequente.

A divisão feminina do ADCC teve apenas duas chaves de peso aberto em sua história, nos anos de 2005 e 2007. No ADCC 2005, realizado na Califórnia, a atleta goianiense Juliana Borges deixou sua marca na organização e levou o cobiçado ouro duplo em campanha memorável. Na divisão acima de 60kg, Juliana passou por Hannette Staack nas quartas e Megumi Yabushita nas semis para encarar e derrotar Stacy Cartwright na finalíssima. Já no absoluto, a aluna de Fernando Boi bateu Kizma Button e Leka Vieira no caminho para a final, onde derrotou Tara LaRosa, aluna de Royce Gracie, e se sagrou como a primeira campeã absoluta do ADCC.

Dois anos depois, o ADCC 2007 chegou a Trenton, em Nova Jersey, e novamente trouxe a divisão absoluta feminina. Já bicampeã mundial de kimono, e com um título mundial sem kimono conquistado naquele mesmo ano, Hannette Staack não se deixou abalar por sua derrota na edição anterior do torneio e chegou com tudo para disputar nos Estados Unidos. Na divisão até 67kg, Hannette passou por Shayna Baszler, Stacy Cartwright e Kelly Paul para morder o primeiro ouro, mas sua fama se deu na divisão de peso aberto. Após superar Kyra Gracie nas quartas e Laura D'Auguste nas semis, Hannette encaixou um rápido armlock voador em Rosângela "Zanza" Conceição que ficaria registrado na história da organização. Com a finalização, Hannette conquistou o título absoluto e chegou embalada para faturar mais um ouro na edição seguinte do ADCC.

Com a volta do absoluto feminino, será que teremos em seguida uma divisão de super lutas femininas? Só o tempo dirá, mas o ADCC segue abrindo cada vez mais espaço para as mulheres no seu torneio. 

Assista Jiu-Jitsu na FloGrappling

A FloGrappling é a melhor plataforma para assistir aos melhores eventos de Jiu-Jitsu do mundo e obter as informações mais relevantes do esporte. Confira na FloGrappling eventos com exclusividade como: 

Siga a FloGrappling Nas Redes Sociais