IBJJF Grand Slam se conquista no ano ou na temporada? Entenda a diferença
IBJJF Grand Slam se conquista no ano ou na temporada? Entenda a diferença
Mesmo com divergência de opiniões , a federação internacional reconhece apenas uma forma de capturar o Grand Slam
Cada vez mais próximo, o Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF neste ano de 2024, que começa no dia 29 de maio, trará aos fãs do esporte algumas respostas. Marcado para retornar à famosa Walter Pyramid, na cidade californiana de Long Beach, o torneio não só irá revelar quem são os melhores atletas da elite do esporte, mas também trará competidores que buscam uma conquista ainda maior: O Grand Slam da IBJJF.
Compreendido por fãs e atletas como uma grande marca no Jiu-Jitsu, o faixa-preta adulto que consegue os títulos do Europeu, Pan, Brasileiro e Mundial coloca-se também como dono do Grand Slam da IBJJF, mas algumas particularidades dividem o Grand Slam do Ano, o Grand Slam da Temporada (Season) e o pouco conhecido Super Grand Slam. Trouxemos os detalhes abaixo para você entender melhor.
Por anos o Mundial da IBJJF foi o último torneio da temporada, aquele que encerrava o ano de kimono e os atletas passavam a tirar o paletó de algodão para treinar rumo às disputas sem kimono do Europeu, Pan, Brasileiro e Mundial No-gi. Contudo, a partir de 2015, o Mundial de maio/junho passou a ser o primeiro evento da temporada, atuando como ponto de partida para a contagem de pontos do ranking da mesma. Todas as temporadas seguintes começaram com o Mundial e acabaram no início do próximo Mundial.
Sendo assim, temos como primeiro campeão do Grand Slam da IBJJF o americano Rafael Lovato, que venceu todos os quatro torneios no ano de 2007, antes da nova regulamentação implementada em 2015. O feito foi repetido apenas em 2017, com dois atletas vencendo todos os torneios naquele ano: Tayane Porfírio e Rubens Cobrinha. Tayane, inclusive, foi a primeira atleta a vencer peso e absoluto em todos os torneios no mesmo ano, e Rubens Cobrinha conquistou o famigerado "Super Grand Slam", que transcende os torneios da IBJJF e é somada a conquista do ADCC, que no ano de 2017 foi disputado na Finlândia.
Contudo, sob o regulamento da IBJJF que se deu em 2015 e passou a considerar o Mundial como início de temporada que se passa entre dois anos, a primeira campeã da honraria foi Claudia Do Val, com o Mundial de 2017 e com as conquistas do Europeu, Pan e Brasileiro de 2018. Claudia também faturou o Mundial de 2018, levando não só o Grand Slam da temporada mas também faturando a conquista naquele mesmo ano. Ainda em 2018, Lucas Hulk mordeu o título do Grand Slam do ano, ao vencer Europeu e Pan no peso, o Brasileiro no absoluto, e fechar o pódio do Mundial com Gustavo Batista.
Maior campeã do Grand Slam, Gabi Pessanha não só venceu três temporadas seguidas (2021/2022, 2022/2023, 2023/2024), como conquistou todas elas tanto no super pesado quanto no absoluto. Mayssa Bastos e Tainan Dalpra também conquistaram o Grand Slam na temporada 2021/2022, com Mayssa também faturando o ouro no Mundial de 2022.
Neste ano de 2024, cinco atletas chegam aos tatames da IBJJF em busca do figurativo Grand Slam do ano: Thalison Soares, Mica Galvão, Kennedy Maciel, Thalyta Silva e Gabi Pessanha. Fique ligado na FloGrappling para saber todos os detalhes do Mundial de Jiu-Jitsu 2024.
Siga a FloGrappling Nas Redes Sociais
- Siga no Twitter / X @flograppling.
- Siga no Instagram @flograppling.
- Veja os melhores lances no YouTube.
- Curta no Facebook.