2024 European Jiu-Jitsu IBJJF Championship

Europeu 2024: Campeões do ano passado retornam em busca do bicampeonato

Europeu 2024: Campeões do ano passado retornam em busca do bicampeonato

Confira a lista de faixas-pretas que reinaram no Europeu 2023 com a análise do caminho rumo à medalha de ouro

Jan 22, 2024 by Carlos Arthur Jr.
Europeu 2024: Campeões do ano passado retornam em busca do bicampeonato

O Europeu de Jiu-Jitsu 2024 já está na área. Com o importante título de Grand Slam da IBJJF em jogo, atletas do mundo todo viajaram para Paris na busca do lugar mais alto do pódio, em torneio que está rolando esta semana e se encerra no dia 27 de janeiro.

Além dos atletas que sonham com o ouro do Europeu na faixa-preta, alguns dos campeões do ano passado retornam aos tatames do Institut du Judo para defender o seu reinado. Nossa equipe compilou o nome dos atuais campeões no adulto e as previsões do andamento de cada chave que eles disputam. Confira!

Thalison Soares

Campeão mundial em todas as faixas, Thalison teve campanha similar no Europeu, competindo desde as faixas coloridas quando o torneio ainda era em Portugal. Com a conquista do ano passado, mesmo após uma temporada turbulenta em 2023, Thalison ainda assim chega como favorito ao título. Contra ele, teremos nomes de destaque no peso-galo como Zayed Alkatheeri, Jonas Andrade, Shay Montague, Oziel Carvalho, entre outros.

Malachi Edmond

Destaque entre os azarões no Europeu de 2023, Malachi entrou com força total e alcançou seu título de destaque na temporada anterior. Passando por Tomoyuki Hashimoto e Diego Pato no caminho do ouro, Malachi fincou seu nome entre a elite e terá no Europeu deste ano a chance de provar que seu lugar entre os melhores pesos-plumas do mundo é garantido. Malachi abre sua campanha enfrentando Jefferson Fagundes, e caso passe da segunda luta, contra o vencedor de Hashimoto vs. Zach Kaina, poderá encarar Meyram Maquiné nas semis, tendo do outro lado da chave Diego Pato, Hiago George e Yuri Hendrex como postulantes à final. Caminho tortuoso no peso-pluma para todos os competidores.

Andy Murasaki

Vice-campeão mundial na divisão de meio-pesados no Mundial de 2023, Andy Murasaki conquistou o Europeu do mesmo ano na divisão de leves, e chega na França para lutar rumo ao título entre os médios. Com 23 atletas na chave, Andy terá que vencer quatro lutas para ficar com o ouro, tendo a possibilidade de enfrentar Mica Galvão na final da categoria, caso ambos passem das semifinais. Prato cheio para os fãs.

Fellipe Andrew

Depois de grande temporada em 2023, Fellipe volta a Paris para defender o seu título. No ano passado, Fellipe brilhou ao vencer Adam Wardzisnki na final, em divisão que tinha nomes de peso como Rider Zuchi e Devonthe Johson. Este ano, figurando do lado menos complicado da chave, terá a possibilidade de encarar na final, caso chegue nela, competidores do calibre de Hygor Brito, Javier Barter, Vinicius Liberati ou até o antigo rival Adam Wardzinski, em mais uma final de Grand Slam da IBJJF.


Jessica Caroline

Campeã do peso-galo no Europeu de 2023, Jessica chega mais forte à França para não só manter o status de campeã, mas para desafiar o reinado na divisão de cima. A campeã do ano passado no peso-pluma, Mayssa Bastos, volta ao Europeu e é o nome a ser batido no torneio. Jessica terá que mostrar o melhor de sua técnica e estratégia, caso chegue na final contra a faixa-preta da AOJ.

Mayssa Bastos

Mantendo uma larga invencibilidade na temporada passada, com mais de 20 lutas entre os principais torneios do mundo, Mayssa chega como franca-favorita ao título, mesmo tendo Jessica Caroline, campeã do Europeu 2023 no peso-galo, como uma de suas desafiantes. Outros nomes de peso na chave como Diana Thais Teixeira e Rose El-Sharouni buscam ameaçar o reinado de ambas as campeãs do ano passado.

Thalyta Silva

Campeã do peso médio e finalista do absoluto do Europeu 2023, Thalyta chega como principal nome na chave de peso médio deste ano. Depois de passar por Vanessa Griffin no ano passado, em uma chave com Elisabeth Clay e Magdalena Loska entre as postulantes, Thalyta entra neste ano com duas lutas rumo ao título, podendo encarar numa possível final nomes como Natália Zumba e Ingridd Alves, que disputam o outro lado da chave.

Maria Malyjasiak

A polonesa boa de Jiu-Jitsu Maria Malyjasiak volta para a divisão de meio-pesados na intenção de defender seu reinado em Paris. Após vencer Sabatha Laís no Europeu 2023 e fincar seu nome entre a elite da IBJJF, Maria volta com grandes opções caso chegue à final, podendo encarar Vanessa Griffin, Leticia Cardozo ou até repetir a final do ano passado contra Sabatha Lais.

Amanda Magda

Faixa-preta da Fratres, Amanda Magda foi mais uma das atletas que correu por fora e garantiu um título expressivo na temporada de 2023, com o ouro no Europeu. Para repetir o feito este ano, Amanda terá pela frente uma chave ainda mais complicada, com a possibilidade de encarar Izadora Cristina, da Dream Art, em sua primeira luta. Caso chegue à final, a campeã mundial Melissa Stricker chega como favorita do outro lado da chave, e o combate entre as duas promete sair faíscas.

Gabrieli Pessanha

Atual unanimidade do Jiu-Jitsu mundial, Gabi Pessanha chega como grande favorita para morder peso e absoluto em todo campeonato que se inscreve. Ouro duplo no Europeu do ano passado, Gabi terá pela frente Maryanna Cardoso na primeira luta do Europeu 2024 e, caso chegue na final, enfrentará uma de suas duas rivais no super-pesado: Tayane Porfírio ou Yara Soares.