Melhores do Ano: Vote agora nos destaques do FloGrappling Awards 2023
Melhores do Ano: Vote agora nos destaques do FloGrappling Awards 2023
Eleja com seu voto o Lutador do Ano, Lutadora do Ano, Revelação do Ano, Finalização do Ano, e Luta do Ano
É chegada a hora de escolher os melhores atletas de Jiu-Jitsu do ano, votando no 2023 FloGrappling Awards, apresentado por Kingz Kimonos. Este ano, os atletas tornaram ainda mais difícil a tarefa de escolher apenas seis indicados para cada uma das cinco categorias, que são as seguintes:
- Lutador do Ano ( Male Grappler of the Year )
- Lutadora do Ano ( Female Grappler of the Year )
- Revelação do Ano ( Breakthrough Grappler of the Year )
- Finalização do Ano ( Submission of the Year )
- Luta do Ano ( Match of the Year )
A votação está aberta! Confira abaixo a planilha para escolher os seus favoritos e, logo em seguida, os detalhes sobre cada indicado ao 2023 FloGrappling Awards:
LUTADOR DO ANO (Male Grappler of the Year)
Indicados:
Diego Pato
De casa nova na Art of Jiu-Jitsu, Diego Pato mostrou seu talento nesta temporada ao conquistar títulos no Mundial com e sem kimono, além de se tornar campeão no WNO em novembro.
Dante Leon
o Canadense Dante Leon abriu o ano de 2023 em busca de novos desafios, conquistando um título na divisão dos leves e surgindo meses depois como um perigoso superpesado que deixou sua marca no Pan-Americano da IBJJF, além de liderar a equipe Modolfo para a vitória no AIGA com rápidas finalizações e boas assistências para seus colegas de equipe durante o torneio.
Victor Hugo
O grandalhão Victor Hugo não ficou pra trás e conquistou as massas com campanhas repletas de finalizações que lhe renderam o duplo ouro no Brasileiro e no Mundial de Jiu-Jitsu, finalizando a temporada como o primeiro atleta masculino a morder dois ouros em ambos os torneios no mesmo ano.
Mica Galvão
O manauara Mica Galvão alcançou novos patamares em sua carreira e trouxe inúmeras finalizações para os tatames em 2023, além de conquistar o título no WNO com duas lutas memoráveis e voltar meses depois para defender com sucesso o mesmo contra Kody Steele.
Nicholas Meregali
Nicholas Meregali deixou pouco espaço para dúvidas com relação ao seu talento, finalizando quase todos seus adversários no Pan-Americano, prevendo e depois pintando em seu kimono o triângulo que usou para finalizar Pedro Marinho no WNO, destronando o duas-vezes campeão mundial Victor Hugo na final do GP absoluto da IBJJF, e superando Kaynan Duarte e Felipe Preguiça, ambos campeões do ADCC, em duelos sem kimono.
Jacob Couch
Fechando a lista, o faixa-preta novato Jacob Couch superou um início de ano turbulento e fez sua melhor temporada em 2023, com destaque para sua vitoriosa campanha no ADCC East Coast Trials, que lhe rendeu uma vaga no evento principal após derrotar sete adversários por finalização.
LUTADORA DO ANO (Female Grappler of the Year)
Indicadas:
Ffion Davies
Eleita pela FloGrappling como lutadora do ano de 2022, Ffion Davies não ficou para trás em 2023 e acumulou ainda mais conquistas para sua robusta carreira, com destaque para uma defesa de título bem sucedida contra Jasmine Rocha no WNO, o segundo título mundial consecutivo na divisão dos leves e o ouro no disputado Mundial Sem Kimono da IBJJF.
Gabrieli Pessanha
Grande campeã desta temporada foi a faixa-preta carioca Gabrieli Pessanha, que rapidamente finalizou sua rival Yara Soares para faturar a bagatela de 20 mil dólares no GP Absoluto feminino do BJJStars, além de conquistar seu quinto título consecutivo no Abu Dhabi World Pro e finalizar o ano com uma grande vitória sobre a perigosíssima Tayane Porfírio no IBJJF The Crown.
Mayssa Bastos
Em um ano repleto de medalhas de ouro e com uma mudança de academia para a Art of Jiu-Jitsu, Mayssa Bastos mostrou seu talento ao conquistar títulos no Pan, Brasileiro de Jiu-Jitsu e Mundial com e sem kimono, além de contabilizar o quarto ano liderando a chave do Abu Dhabi World Pro.
Elisabeth Clay
Elisabeth Clay mais uma vez mostrou o motivo pelo qual ela é constantemente nomeada para ser lutadora do ano, iniciando a temporada com conquista no GP do Polaris ao finalizar as campeãs do ADCC Ffion Davies e Amy Campo, seguido de seu primeiro título de grande porte com kimono ao finalizar Thalyta Lima no Pan-Americano, depois levando o cinturão do WNO com vitória sobre Brianna Ste-Marie e, por fim, derrotando Luiza Monteiro no UFC Invitational.
Luiza Monteiro
Luiza Monteiro também mostrou sua garra ao buscar o Grand Slam da IBJJF nesta temporada, com ouros no Europeu, Pan e Brasileiro de Jiu-Jitsu. Sem beliscar o ouro mundial este ano, Luiza voltou com força total na chave do IBJJF The Crown que lhe renderam a belíssima coroa dourada do evento.
Andressa Cintra
Andressa Cintra se mostrou uma perigosa competidora em 2023, conquistando seu quarto ouro no Mundial da IBJJF, capitalizando múltiplas finalizações no Brasileiro e encerrando a temporada com seu terceiro título no Mundial Sem Kimono.
REVELAÇÃO DO ANO ( Breakthrough Grappler of the Year)
Indicados:
Dorian Olivarez
No auge de seus 17 anos e com um wrestling invejável, o jovem texano Dorian Olivarez alcançou os holofotes com seu desempenho no ADCC East Coast Trials, no qual usou seu rápido jogo de passar a guarda e sua afinidade com kimuras para finalizar veteranos do evento como Gianni Grippo e Ethan Crenlinsten, e ao se tornar o campeão mundial mais jovem do Combat Jiu-Jitsu.
Jansen Gomes
O brasileiro Jansen Gomes é mais reconhecido entre a comunidade do Jiu-Jitsu, mas sua carreira alcançou novos patamares nesta temporada ao conquistar o Europeu e o Mundial da IBJJF, com o último entrando em seu cartel após uma vitória sobre o até então invicto Tainan Dalpra na disputa do título.
Jozef Chen
Jozef Chen é a mais nova jóia da equipe B-Team e também se destacou no ano de 2023, usando seu wrestling dinâmico e estilo de luta agressivo para atravessar a chave do 1st ADCC European Trials e superar veteranos da organização como Tommy Langaker e Oliver Taza.
Luke Griffith
Representante da África do Sul, o faixa-marrom Luke Griffith fez valer seus treinos sob a bandeira da New Wave Jiu-Jitsu nesta temporada, derrotando Roosevelt Sousa no WNO, garantindo sua vaga no ADCC 2024 após uma campanha vencedora na qualificatória europeia do evento, levando duplo ouro no Mundial Sem Kimono da IBJJF e fechando o ano de 2023 com um total de 40 vitórias (todas por finalização) e apenas uma derrota.
Helena Crevar
Aos 16 anos de idade, a faixa-azul Helena Crevar abriu a temporada trocando Las Vegas pela cidade texana de Austin para ficar sob os cuidados de John Danaher, que prontamente lapidou a jovem na perigosa competidora que estreou com uma finalização sobre Healy Dayan no WNO em agosto, retornou à organização em novembro para triunfar sobre a faixa-preta e veterana do ADCC Julia Maele, e finalizou todas as adversárias para chegar na final do ADCC East Coast Trials.
Elijah Dorsey
Uma das grandes surpresas desta temporada, Elijah Dorsey, também conhecido como "Big Breakfast", iniciou o ano com uma vitória impressionante sobre Marcio Andre no Europeu da IBJJF, mas a verdadeira surpresa veio meses depois, com o jovem atropelando todos seus adversário no ADCC East Coast Trials, incluindo uma vitória sobre o veterano da organização Oliver Taza nas semifinais e seu memorável triunfo sobre o duríssimo Nicky Ryan, que até então havia finalizado todos seus oponentes.
FINALIZAÇÃO DO ANO (Submission of the Year)
Indicados
Heel Hook de Jacob Couch em Elder Cruz no ADCC East Coast Trials
Atravessando a categoria até 88kg do ADCC East Coast Trials como um trem desgovernado, Jacob Couch fechou sua campanha repleta de finalizações e garantiu sua vaga no ADCC 2024 em grande estilo, encaixando um memorável heel hook no rival Elder "El Monstro" Cruz e depois dando uma animada volta no tatame enquanto cumprimentava o público do torneio.
Gator Roll com Armlock de Tainan Dalpra em Pedro Henrik no Brasileiro de Jiu-Jitsu
Surpreendendo os fãs, Tainan Dalpra executou um dos movimentos mais intrigantes do Brasileiro de Jiu-Jitsu da IBJJF ao usar um gator roll para encaixar o armlock da vitória em Pedro Henrique, levando a vitória na disputa e avançando para as semifinais do torneio.
Mata-Leão de Kody Stele em John Abney no ADCC East Coast Trials
De volta ao ADCC East Coast Trials, e seguindo o regulamento da organização de só parar de lutar sob as ordens do árbitro, o americano Kody Steele sentiu o cheiro de sangue após encaixar um belíssimo suplex em John Abney e foi a caça de seu adversário fora dos tatames, encaixando um mata-leão em meio ao público do evento para avançar na chave.
Mão-de-Vaca de Brianna Ste-Marie em Vitoria Vieira no Mundial de Jiu-Jitsu
No Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF, Brianna Ste-Marie cimentou sua reputação como uma das melhores finalizadoras da atualidade ao pegar o braço de Vitória Vieira na meia guarda profunda e encaixar uma mão de vaca por trás das costas da mesma.
Kata-Gatame de Nicholas Meregali em Kaynan Duarte no WNO 19
Em um duelo de titãs na luta principal do WNO 19, Nicholas Meregali derrubou o rival Kaynan Duarte, alcançou a montada e triunfou sobre o bicampeão do ADCC com um kata-gatame, finalização que ganha ainda mais peso ao considerar que, até então, Kaynan nunca havia sido derrubado e finalizado desta forma.
Armlock Voador de Mica Galvão em PJ Barch no WNO 20
No Who's Number One, Mica Galvão mais uma vez levantou o público ao triunfar nas finais do torneio contra PJ Barch, usando um impecável armlock voador para acrescentar mais uma vitória de grande porte ao seu currículo.
Luta do Ano ( Match of the Year )
Indicados:
Ffion Davies contra Gabi McComb no Mundial sem Kimono da IBJJF
Após um ano repleto de lutas impressionantes, Ffion Davies deixou o melhor para o final, disputando o ouro do Mundial Sem Kimono da IBJJF em um duelo eletrizante contra Gabi McComb. No último encontro das atletas, que ocorreu no absoluto do Mundial de 2022, Gabi levou a melhor sobre Ffion, mas dessa vez a galesa deu o troco, escapando de um perigoso triângulo no início da partida, aplicando pressão até conseguir derrubar para pegar as costas e finalizando Gabi com um estrangulamento para faturar o ouro duplo no torneio.
Mica Galvão contra Jay Rodriguez no WNO 20
Com o título dos meio-médios do Who's Number One em jogo, a chave começou em um ritmo intenso graças ao duelo entre Mica Galvão e Jay Rod, com ambos os lados distribuindo perigosos ataques e rápidas defesas até o último segundo do confronto. Com Mica usando todas as armas de seu arsenal e Jay mostrando ritmo e disposição de um verdadeiro guerreiro, o duelo se esticou por 15 minutos e se encerrou com vitória para o manauara.
PJ Barch contra Andrew Tackett no WNO 20
No outro lado da chave dos meio-médios do WNO 20, PJ Barch e Andrew Tackett protagonizaram uma batalha que levou os fãs presentes na arena à loucura. Ambos os atletas tiveram momentos em que partiram para o ataque e controlaram o ritmo da batalha, mas o repertório impressionante de fugas e contra-ataques de cada um manteve o duelo equilibrado e impediu que a partida terminasse antes da hora. No fim das contas, Tackett saiu vitorioso mas, devido aos esforços feitos na semifinal, foi incapaz de seguir lutando e cedeu a vaga na final para PJ Barch.
Jozef Chen contra Oliver Taza no ADCC Europe, Middle East, and African Trials
Sob o regulamento dinâmico do ADCC, o novato Josef Chen e o muito mais experiente Oliver Taza entregaram uma luta repleta de ação durante as finais da divisão até 77kg. Em um dos duelos mais técnicos de 2023, os atletas trocaram ataques e tentaram tomar as costas um do outro, mas Jozef acabou por levar a melhor na contagem final dos pontos, carimbando seu passaporte para o ADCC 2024 em Las Vegas.
Mica Galvão contra Kody Steele no WNO 21
Mesmo antes do evento começar, já era esperado que o duelo entre Mica Galvão e Kody Steele seria um dos melhores no card do WNO 21, mas a qualidade do confronto superou todas as expectativas. Mica conseguiu defender seu título com um estrangulamento pelas costas, mas não antes de usar todos os truques de seu vitorioso Jiu-Jitsu contra Steele, que simplesmente se recusava a ser derrotado. A luta teve muitos momentos em que o nível técnico impressionou, mas o que realmente fascinou o público foi a resiliência e dureza que Steele mostrou ao encarar o peso do arsenal de Mica Galvão enquanto buscava uma chance de alcançar a vitória.
Adam Wardzinski contra Fellipe Andrew no Pan-Americano da IBJJF
No Pan-Americano da IBJJF, Fellipe Andrew tinha tudo sob controle e estava bem encaminhado para faturar mais um ouro de grande porte, até que tudo mudou quando o polonês Adam Wardzinski protagonizou uma das maiores reviravoltas de 2023, talvez até da década. Perdendo de 9-0 e com apenas um minuto e meio até o fim da partida, Wardzinski não só conseguiu empatar nos pontos, mas acumulou vantagens o suficiente para virar o jogo e tirar o título das mãos de seu rival.
Vote agora nos seus favoritos na planilha abaixo e faça parte do 2023 Flogappling Awards!