Gabi espera encarar Tayane na final do The Crown: 'Vai sacudir o público'
Gabi espera encarar Tayane na final do The Crown: 'Vai sacudir o público'
Gabi abriu o jogo sobre seu preparo físico e psicológico para faturar a coroa e manter a invencibilidade na Pirâmide de Long Beach
Seis vezes campeã mundial e invicta desde 2021, Gabrieli Pessanha está pronta para acrescentar mais uma vitória ao seu pesado currículo no IBJJF The Crown.
Apresentado pela FloGrappling, o torneio chega à famosa Pirâmide de Long Beach, na Califórnia, no dia 19 de novembro e traz consigo seis GPs recheados com os mais duros atletas do cenário competitivo. O evento será transmitido ao vivo e exclusivamente pela FloGrappling, a partir das 18h.
Marcada para ingressar no GP dos Superpesados, Gabi terá sua primeira luta contra a campeã do Mundial 2023 Amy Campo, da Zenith. Se levar a vitória, Gabi terá mais um duelo complicado pela frente, encarando a vencedora do confronto entre Tayane Porfírio e Melissa Cueto, ambas com uma extensa contagem de medalhas e prontas para desafiar a invencibilidade de Gabi.
Mesmo com sua cabeça à prêmio no desafiador GP, Gabi carrega consigo os ensinamentos de seus pais e do professor para chegar com a mente tranquila na disputa. Em entrevista à FloGrappling, Gabi falou sobre suas expectativas para o The Crown e uma possível final contra Tayane Porfírio, além de abrir o jogo sobre a vida de campeã e uma possível transição para o Jiu-Jitsu sem kimono. Confira nas linhas abaixo!
FLOGRAPPLING: Qual o maior desafio mental para seguir no topo depois de tanto tempo? Como frear o medo e a insegurança que podem acometer um atleta que está sempre com um alvo desenhado nas costas?
GABRIELI PESSANHA: Nesse quesito, sou muito grata ao meu professor. A galera que acompanha o trabalho do Marcio de Deus pode ver o quanto ele ajuda nesse aspecto. Além disso, meu pai também me ensinou algo muito importante. Na faixa-marrom, fui lutar em um evento valendo uma grana alta e fiquei muito focada nesse aspecto. Meu pai disse: "Gabi, se não for para se divertir e fazer o que você ama, não vai valer de nada". Não importa quantos títulos já ganhei ou a quanto tempo estou invicta, dinheiro e vitória são sempre uma consequência, o importante é lutar com alegria. Claro, seria mentira dizer que nunca me preocupei ou tive medo de perder, mas aprendi muito com as derrotas que tive. Ninguém é invencível ou imbatível, então se não for para lutar com alegria, eu nem vou.
Como você analisa a sua adversária Amy Campo? Estudou o jogo dela? Você acha que pode ser complicado encarar uma atleta que também se destaca nas divisões sem kimono?
Antigamente eu achava que lidar com a galera do no-gi seria mais difícil, mas desenvolvi muitas posições para lidar com atletas dessa modalidade, que geralmente colocam mais pressão na passagem, então acho que vai dar tudo certo. Estudei o jogo da Amy e também estudei da Tayane e da Melissa. São todas campeãs mundiais, não tem como não estudar. Mas além disso, gosto sempre de estudar a mim mesma. Geralmente assisto lutas minhas e penso: "O que eu tenho que fazer para ganhar da Gabi Pessanha?", e uso essa mentalidade para desenvolver ainda mais o meu jogo.
E numa possível final do torneio? Seria melhor reencontrar Melissa Cueto, que você já enfrentou este ano, ou desafiar Tayane Porfírio?
Ambas têm um jogo muito bom, mas acho que nessa competição seria mais interessante enfrentar a Tayane. Digo isso não só porque já enfrentei a Melissa várias vezes esse ano, mas porque acho que uma final entre eu e a Tayane vai levantar o público.
Depois de seis títulos como faixa-preta na IBJJF e inúmeras vitórias em outros torneios, qual é a maior motivação da Gabi hoje?
Tenho uma leve curiosidade sobre competir no-gi. Em 2017, quando ainda era juvenil, lutei no Brasileiro Sem Kimono e ganhei peso e absoluto. Aqui na academia temos esse treino toda semana e eu gosto, mas treino é treino e luta é luta. Já no MMA não penso muito. Minha mãe, coitada, já passa mal comigo lutando Jiu-Jitsu, imagina se eu for para o MMA.
IBJJF's The Crown: Presented by FloGrappling
Walter Pyramid, Long Beach-CA
Domingo, 19 de novembro de 2023
Masculino
Peso-Pena - 70kg
- Isaac Doederlein
- Samuel Nagai
- Fabricio Andrey
- Diego "Pato" Oliveira
Peso Médio - 82.30kg
- Tainan Dalpra
- Andy Murasaki
- Mauricio Oliveira
- Pedro Maia
Peso Pesado - 94.30kg
- Gustavo Batista
- Fellipe Andrew
- Uanderson Ferreira
- Francisco Lo
Peso Pesadíssimo - Sem limite de peso
- Erich Munis
- Roosevelt Sousa
- João Gabriel Rocha
- Victor Honorio
Feminino
Peso Leve - 64 kg
- Luiza Monteiro
- Nathalie Ribeiro
- Brianna Ste-Marie
- Janaina Lebre
Peso Superpesado - Sem limite de peso
- Gabrieli Pessanha
- Tayane Porfirio
- Amy Campo
- Melissa Stricker