Conteudo em Português | Artigos, Vídeos e Mais

GFTeam se une à JiuArt: Entenda os detalhes da fusão

GFTeam se une à JiuArt: Entenda os detalhes da fusão

A GFTeam, tradicional equipe de Jiu-Jitsu criada no Brasil, surpreendeu a comunidade do esporte nesta semana, ao anunciar uma fusão com outra equipe, JiuArt

Sep 15, 2023 by Carlos Arthur Jr.
GFTeam se une à JiuArt: Entenda os detalhes da fusão

A GFTeam, tradicional equipe de Jiu-Jitsu criada no Brasil, surpreendeu a comunidade do esporte nesta semana, ao anunciar uma fusão com outra equipe. A GFTeam se uniu à JiuArt, e com este passo a junção de times ruma a patamares ainda maiores no mundo do Jiu-Jitsu. A FloGrappling se aprofundou no assunto e traz os detalhes desta fusão.

A JiuArt, equipe baseada em Petrópolis, buscava seu espaço em torneios locais, sob o comando do faixa-preta Diego Vasconcellos. Com o ingresso de um parceiro disposto a investir no esporte, a JiuArt se tornou uma equipe que visa profissionalizar os segmentos técnicos, midiáticos e de vencimentos aos atletas e professores. Após fechar uma parceria com a Rio Fighters, do professor Miltinho Vieira, foi a vez de concluir um aporte mais ambicioso com a Grappling Fighting Team. Mas o caminho até a parceria veio de forma inusitada.

Voltando a maio de 2023, nos bastidores do BJJStars 10, após o revés de Patrick Gaudio para  Adam Wardzinski no GP Absoluto, Patrick se encontrava ainda digerindo o combate. O empresário Felipe Firenze, fundador da JiuArt conheceu Patrick naquele momento, e após conversarem o representante fez um convite a Patrick, para que este se juntasse à JiuArt e seu projeto no Jiu-Jitsu.

"Não queria deixar a GFTeam, não me sinto confortável longe da minha equipe", disse Patrick em conversa com a FloGrappling. "Tivemos uma nova conversa  dias depois, com o mestre Júlio César ao meu lado, e entendemos que seria melhor fechar um acordo com a GFTeam como um todo. ". Assim, os responsáveis pela JiuArt e o mestre de Jiu-Jitsu e líder da GFTeam Julio Cesar Pereira, se encontram nos termos da fusão.

O plano exposto ao mestre representa o sonho de todo o atleta: garantia de passagens, apoio financeiro para cobrir custos, suporte médico e bônus para os melhores competidores. A GFTeam gostou da ideia e decidiu dividir seus próximos planos ao lado da JiuArt. Mestre Júlio César, que formou a GFTeam no subúrbio do Rio de Janeiro, se mostrou animado em poder entregar aos seus alunos mais competentes um suporte maior fora do nível técnico que a GFTeam já apresenta há décadas.

"O mais importante desta fusão é permitir aos atletas terem condições que eu não tive no passado", ponderou Julio Cesar. "Viver do esporte é muito difícil, há muito sacrifício dos atletas. Rifas, seminários, aulões. Com essa parceria, além do apoio com suporte médico para a equipe, poderemos recompensar nossos competidores mais dedicados com a garantia de uma passagem e um apoio financeiro, para que eles possam se dedicar ainda mais aos treinos."

Sobre o evidente crescimento no quesito profissional, Julio foi conciso ao dizer que a estrutura de pessoal da GFTeam não há de mudar. Quando o assunto é ingresso de novos competidores, por exemplo, a GFTeam mantém sua política de recompensar seus atletas mais dedicados, sem levar em consideração fatores externos numa possível chegada de reforços.

"A GFTeam segue valorizando os atletas que se dedicam à equipe. Nenhum atleta novo, que venha a ingressar na GFTeam no futuro, vai chegar tendo os benefícios dos atletas que batalharam para alcançar o seu espaço. O caminho é o mesmo para todos: chegar no time, treinar, mostrar o seu valor e aí sim conquistar o seu espaço e os benefícios que a equipe pode proporcionar."

Entre os planos da fusão GFTeam JiuArt, estão melhorias na estrutura da equipe, abertura de novas filiais e um projeto ainda maior para apoiar competidores de comunidades carentes que querem viver e se profissionalizar com o esporte.