Mundial 2023: novos campeões e histórias marcantes
Mundial 2023: novos campeões e histórias marcantes
O Mundial da IBJJF coroou novos campeões e contemplou o surgimento de novos ídolos do Jiu-Jitsu
Sangue, suor e sucesso. Três palavras que podem descrever a trajetória de boa parte dos novos campeões do Campeonato Mundial da IBJJF, encerrado neste domingo, após 19 finais da faixa-preta entre a divisão adulto masculino e feminino. Neste domingo de luxo na Pirâmide de Long Beach, na Califórnia, entre os conhecidos campeões e campeãs, novos talentos surgem e prometem aumentar ainda mais a disputa em cada divisão de peso.
No absoluto faixa-preta, divisão mais disputada entre os homens, Victor Hugo escreveu seu nome na história com muita autoridade. O pupilo de Xande e Paulo Ribeiro capturou a medalha de ouro após finalizar o temível Erich Munis (Fratres) com uma justa chave de joelho, arma principal do seu jogo. Victor também foi o grande campeão no pesadíssimo.
Já no absoluto feminino, o reinado continua com Gabi Pessanha. A rainha da Cidade De Deus faturou mais um absoluto na faixa-preta, após finalizar Carol Vieira com um justo estrangulamento pelas costas. Gabi, antes, havia conquistado o título na divisão super-pesado, depois de vencer Mayara Custódio.
No peso médio, o carismático Jansen “Nenego” Gomes carimbou seu nome na história da divisão. O faixa-preta da CheckMat venceu Tainan Dalpra (AOJ) por duas vantagens, ao quase passar e pegar as costas. Antes, Nenego havia eliminado Tye Ruotolo (Atos) na semifinal. Foram duas vitórias gigantes para a carreira do jovem campeão. Tainan, por exemplo, não perdia há 60 lutas.
A divisão peso-galo também teve um novo campeão. Lucas “Bad Boy” Pinheiro fez uma campanha sem erros para, inclusive, derrotar Thalison Soares (AOJ) na final jogando por cima. O atleta da Atos quase foi capaz de transpor a guarda do oponente e, no fim, venceu na vantagem. Diego “Pato” Oliveira retornou ao topo do peso-pluma, após vencer quatro lutas em sequência. Depois de vencer Diogo “Baby Shark” na semifinal, Pato enfrentou e venceu Meyram Maquiné na finalíssima.
Samuel Nagai teve uma das melhores performances da faixa-preta. Depois de finalizar Isaac Doederlein num justíssimo armlock, ele foi para a final da divisão peso-pena e venceu Diego Sodré por 4 a 2. No peso leve, brilhou a estrela de Jonatha Alves. O aluno de Guilherme Mendes conquistou seu primeiro título, depois de vencer Pedro Maia na final.
Vice no absoluto, Erich Munis foi o melhor em sua categoria, a super pesado, após vencer Kaynan Duarte na decisão dos juízes. Gustavo Batista e Andy Murasaki, ambos atletas da Atos, duelaram na final do meio-pesado. Gustavo venceu por 4 a 2 nos pontos.
Fellipe Andrew perdeu cerca de 10 lutas até vencer sua primeira final de Mundial na IBJJF. Desta vez, novamente no peso-pesado, ele superou Pedro Machado por dois pontos.
Veja todas as campeãs no feminino adulto:
- Galo: Mayssa Bastos foi a grande campeã do peso-galo. Com a vitória sobre Jhenifer Aquino por 4 a 2 nos pontos, ela conquistou seu quarto título mundial.
- Pluma: Jessa Khan venceu Thamires Aquino por 8 a 6 nos pontos. Elas fizeram uma guerra do início ao fim.
- Pena: Bianca Basílio conquistou seu segundo título mundial, após vencer Anna Rodrigues por 2 a 1 nas vantagens.
- Leve: Ffion Davies brilhou mais uma vez e conquistou seu segundo título mundial. A vitória contra Janaina Lebre veio através dos pontos, 6 a 0.
- Médio: Andressa Cintra é a atleta a ser batida nesta divisão. A campeã venceu mais uma vez. Contra Thalyta Silva, ela venceu por 4 a 2 nos pontos.
- Meio-pesado: Amy Campo finalizou Maria Malyjasiak com um estrangulamento pelas costas.
- Pesado: Melissa Cueto venceu Larissa Dias por uma vantagem.
- Super pesado: Após abrir 6 a 0 nos pontos, Gabi Pessanha finalizou Mayara Custódio pelas costas.